Bem-Vindos ao "BLOG DA SABEDORIA TRIUNFANTE. Aqui iremos postar artigos, reflexões, matérias relacionadas às Lojas de Estudos, livros maçônicos, assuntos diversos e trabalhos. Fiquem à vontade e bons estudos!

robson.rsilva2010@ig.com.br

Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ÉTICA NA MAÇONARIA

ÉTICA NA MAÇONARIA



Síntese dos debates da Sessão de 12 de agosto de 2010 (Loja de Estudos e Pesquisas Maçônicas Sabedoria Triunfante).


1ª QUESTÃO: A Fraternidade pressupõe uma convivência de Irmãos em harmonia e união. Entre nós, Maçons, tem prevalecido uma convivência de harmonia e união?


A maioria das respostas considerou que não há uma convivência de harmonia e união entre nós, Maçons. Temos aberto mão da ética na Maçonaria. Embora a Maçonaria seja uma Instituição perfeita, é formada por homens imperfeitos. Assim, muitos acabam não agindo com ética nem na Maçonaria, nem fora dela. Propugnou-se pela necessidade do Homem, e não apenas o Maçom, crescer espiritualmente, pois a moral e os bons costumes ficarão e a matéria perecerá. É preciso estudo e aprendizado com os erros e com os acertos.


A falta de harmonia também foi relacionada aos períodos eleitorais, quando aflora o comportamento antiético. Nesses períodos muitos são atacados com acusações sem que haja qualquer prova.


2ª QUESTÃO: A Maçonaria é uma Instituição fundamentalmente ética. Nós, Maçons, temos adotado condutas éticas em nossas ações em Loja e na Sociedade?


Considerou-se que, devido a moral e o amor fraternal reinar em nossos corações, há poucos maus exemplos de condutas antiéticas. Mas maus costumes do mundo profano são frequentemente levados para o mundo maçônico. É possível observar excessivo interesse no poder, o que leva a brigas pelo Veneralato e até Irmão passando a perna em outro Irmão para conseguir o cargo de Venerável Mestre.


3ª QUESTÃO: Suprimida em razão do adiantado da hora.


4ª QUESTÃO: Devemos ser tolerantes diante de atitudes antiéticas?


Não devemos ser tolerantes com atitudes antiéticas, mas é importante fazer com que o próprio Irmão perceba que está sendo antiético. É preciso cautela e sabedoria na correção de atitudes antiéticas, que deve ser feita de forma reservada e no momento oportuno.


5ª QUESTÃO: O que é preciso para que convivamos efetivamente como Irmãos, em harmonia e união?


Amor foi a palavra mais usada para que vivamos efetivamente como irmãos, em harmonia e união. Mas amor sem interesse. Em síntese: Benevolência, Indulgência e Perdão das ofensas. Mágoa e ressentimento só servem para matar. Também foi ressaltada a necessidade de respeito mútuo, igualdade e liberdade de pensamento, além de todos cumprirem melhor seus compromissos e juramentos, inclusive, com obediência à hierarquia.


Por fim considerou-se que há um consenso quanto a condutas antiéticas nas nossas Lojas. Todavia, fala-se muito dos efeitos e se esquecem das causas. Estas vêm da intolerância e da vaidade. Os Mestres Instalados falham por omissão, quando têm a obrigação de orientar quem está agindo errado e as Lojas falham pela falta de instruções. Toda vez que são feitas concessões indevidas, por falta de coragem de dizer não, ajudamos a derrubar o Templo que está sendo construído.


Todas as relações humanas são imperfeitas, pois o ser humano é imperfeito. Por isso não é possível deste exigir relações perfeitas, mas sim relações melhores, mais consoantes com a moral e os princípios maçônicos. A ética pode nos ajudar a melhorar nossas relações com os outros, maçons ou não, desde que aprendamos a refletir sobre nossas condutas, se são certas ou erradas, próprias ou impróprias, respeitosas ou desrespeitosas, enfim, éticas ou antiéticas.

Um comentário:

Anônimo disse...

A ética em qualquer situação só será conseguida quando os valores humanos superarem as suas vaidades e suas ambições pessoais para valorizarem a evolução e o crescimento em direção a Luz Maior! Assim haverá equilíbrio e respeito mútuo, pois o objetivo será o todo e não a parte.
Ribas