Bem-Vindos ao "BLOG DA SABEDORIA TRIUNFANTE. Aqui iremos postar artigos, reflexões, matérias relacionadas às Lojas de Estudos, livros maçônicos, assuntos diversos e trabalhos. Fiquem à vontade e bons estudos!

robson.rsilva2010@ig.com.br

Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de junho de 2010

SUCESSO ABSOLUTO - A Maçonaria Ontem, Hoje e Amanhã



Realizado no dia 29, no Clube dos Advogados de Niterói, o I SIMPÓSIO MAÇÔNICO da Academia Niteroiense Maçônica de Letras, História, Ciências e Artes, foi marcado pelo sucesso absoluto, tanto pela qualidade dos temas tratados, como pelo número de presentes.
Cerca de 70 pessoas, dentre maçons e não-maçons acompanharam com interesse os trabalhos e ficaram no final com um gostinho de “quero mais”.


O Simpósio procurou mostrar uma visão panorâmica da Maçonaria na História, desde o período chamado Operativo, a transformação da Maçonaria Operativa em Especulativa, a expansão da Maçonaria Especulativa, até a vinda para o Brasil. Este foi o tema foi tratado pelo Confrade Ítalo Aslan.
O segundo tema tratou sobre a Maçonaria no Brasil -- origem e expansão. O Expositor, Confrade Francisco Campelo falou sobre os primeiros Maçons no Brasil, as Academias Literárias, a participação dos Maçons nas lutas libertárias, a influência da Maçonaria nos principais momentos históricos, entre outros assuntos.
O terceiro Tema: A Maçonaria Hoje, no Brasil e no Mundo, mostrou como se encontra a Maçonaria nos dias atuais, as principais Obediências, o número de Lojas e Maçons no Brasil e no mundo, os Altos Graus. Tema exposto pelo Confrade Elmo de Azevedo.
O quarto e último Tema "A Maçonaria Amanhã -- perspectivas para o futuro", tema exposto pelo Confrade Ubyrajara de Souza Filho, deixou a platéia ainda mais atenta. Com um tom franco, direto e, até certo ponto irreverente, o expositor procurou mostrar o que poderá vir a ser a Maçonaria no futuro. Entre outros assuntos foram tratados: os motivos da impossibilidade de admissão de mulheres na Maçonaria, crítica à pretensa "Caridade" Maçônica, a comunicação como instrumento de poder, a importância dos novos mecanismos de comunicação via internet, a impossibilidade das Lojas se tornarem completamente virtuais.
A Academia Niteroiense Maçônica de Letras, História, Ciências e Artes promete, para o próximo ano, a realização de mais um Simpósio.

Nenhum comentário: