Bem-Vindos ao "BLOG DA SABEDORIA TRIUNFANTE. Aqui iremos postar artigos, reflexões, matérias relacionadas às Lojas de Estudos, livros maçônicos, assuntos diversos e trabalhos. Fiquem à vontade e bons estudos!

robson.rsilva2010@ig.com.br

Pesquisar este blog

domingo, 6 de junho de 2010

ETAPAS PARA A FUNDAÇÃO DE UMA LOJA SIMBÓLICA

ETAPAS PARA A FUNDAÇÃO DE UMA LOJA SIMBÓLICA

Nem todos os Mestres Maçons conhecem os procedimentos legais necessários para a Fundação de uma Loja Simbólica. Com a finalidade de deixar mais claros esses procedimentos expomos a seguir passo a passo, em perguntas e respostas, cada uma das etapas que os fundadores deverão seguir para que a sua Loja possa ser Justa, Perfeita e Regular. Cada Obediência tem suas leis específicas para o caso. Aqui tomamos como exemplo a legislação do Grande Oriente do Brasil.
1. Quais as principais etapas para a fundação de uma Loja Simbólica?
R- a) Primeiro, reunir um grupo de, no mínimo sete Mestres Maçons, de uma Obediência. Caso no Oriente em que a Loja funcionará já existam Lojas do Grande Oriente do Brasil, o número mínimo necessário será de vinte e um;
b) Escolher o Rito em que a Loja irá trabalhar;
c) Escolher o local, o dia e o horário de funcionamento;
d) Definir o título distintivo da Loja, o Timbre e o Estandarte;
e) Escolher uma Administração Provisória;
f ) Realizar uma Reunião de Fundação da Loja.
Nesta etapa é fundamental que se realizem Reuniões Prévias, da forma mais democrática possível, para a definição dos itens acima elencados. É importante também não ter pressa, pois esta é inimiga da perfeição. Da mesma forma é importante evitar convidar Irmãos que não se comprometam efetivamente com a nova Loja a ser fundada e que desejam, apenas, ter seus nomes inscritos como fundadores. Caso isto ocorra, a Loja poderá ter problemas de quorum no futuro, quando precisar desses Irmãos para alguma votação que exija um número determinado de membros presentes na Sessão.
2. Qual o passo seguinte depois da Fundação da Loja?
R – O Venerável Mestre Provisório remeterá uma Prancha ao Grande Oriente Estadual, Solicitando autorização para o funcionamento provisório da Loja, juntando cópia da Ata de Fundação, cópia do Livro de Presença da Reunião de Fundação, dois exemplares do Quadro de Obreiros Regulares, Compromisso de Freqüência assinado pelos fundadores e prova de quitação de todas as contribuições legalmente exigidas, desenho do timbre e do Estandarte, com as respectivas interpretações, declaração da respectiva Loja de cada fundador, certificando que o mesmo está regular no Grande Oriente do Brasil e em dia com a Tesouraria da Loja; ficha cadastral de cada fundador.
3. Depois de concedida a autorização provisória a Loja já poderá realizar suas Sessões Ritualísticas?
R- Não, pois ela ainda não é uma Loja Regular. Lembremos que uma Loja é Justa e Perfeita quando três a governam, cinco a compõem e sete a completam; ela se torna regular quando recebe a sua Carta Constitutiva. Com a autorização provisória o Venerável Mestre provisório deverá remeter Prancha ao Grão-Mestre Geral solicitando a Carta Constitutiva. Até então, a Loja poderá realizar apenas Reuniões Administrativas. Expedida a Carta Constitutiva será nomeada uma Comissão composta de, no mínimo, nove membros, que serão nomeados por Ato do Grão-Mestre, para que seja feita a Regularização da Loja.
4. Como é esta Regularização?
R – A regularização é feita através de uma Sessão de Regularização, realizada pela Comissão Regularizadora, cujos componentes poderão ser Mestres Maçons do Quadro da Loja, com exceção das suas Dignidades.
O Presidente da Comissão Regularizadora fará entrega à Loja regularizada dos seguintes documentos:
a) Carta Constitutiva;
b) Quadro de Obreiros;
c) Três exemplares dos Rituais de cada um dos Graus Simbólicos do Rito adotado pela Loja;
d) Três exemplares do Regulamento Geral da Federação, além de três exemplares de cada um dos códigos vigentes;
e) Dois exemplares do Compromisso de Adesão e Obediência ao Grande Oriente do Brasil;
f) A Palavra Semestral;
g) Quatro exemplares do Ritual de Regularização de Lojas;
5. O que ocorre depois de Regularizada a Loja?
R - Uma vez regularizada, o Venerável Mestre Provisório realizará a eleição da administração definitiva. Eleita a administração, marcará uma Sessão de Posse dos eleitos. Só depois de empossada a administração poderá realizar Sessões Ritualísticas.
6. Por que somente depois de empossada a administração poderá realizar Sessões Administrativas?
R- Porque os eleitos ainda não têm poderes legais para realizá-las. Não têm funções litúrgicas. Isto é não podem realizar Sessões Ritualísticas como as previstas nos nossos Rituais. É necessário que sejam investidos nos seus respectivos cargos. Ou seja, o Venerável Mestre, depois de empossado, dá posse ao demais eleitos e oficiais nomeados.
7. O que ocorre depois de regularizada a Loja?
R. Uma vez regularizada, a Loja já poderá fazer normalmente suas Sessões Ritualísticas, inclusive, marcar a Sessão Magna de Consagração do seu Estandarte. Caso a Loja já tenha seu Estandarte pronto a Sessão de Consagração de Estandarte poderá ser feita junto com a Sessão de Regularização. Além disso, deverá providenciar seu Estatuto, bem como seu Regimento Interno, duas providências indispensáveis para o bem funcionamento de uma Loja Simbólica.
8.Terminada a Regularização da Loja o que caberá ao Presidente da Comissão Regularizadora?
R – Após a Regularização da Loja, o Presidente da Comissão Regularizadora deverá remeter ao Grão-Mestre Geral, até 15 dias depois da regularização, um exemplar do Termo de Compromisso de adesão e obediência ao Grande Oriente do Brasil, assinado por todos os membros da Loja e uma cópia da ata de regularização, aprovada na mesma Sessão e assinada pelos membros da Comissão de Regularização.
O Secretário da Comissão Regularizadora, por sua vez, lavrará Ata, a qual, após lida e aprovada na mesma noite, será juntada ao Termo de Compromisso e remetida à Secretaria da Guarda dos Selos da Obediência Estadual.

Irm.: Robson Rodrigues da Silva

Um comentário:

Robson Rodrigues disse...

Parabéns pela forma clara como descreve as várias etapas de fundaçào de uma Loja.A Ordem permanece desconhecida pelos seus próprios membros, mas você é um devotado estudioso do amplo temário maçônico que agora se lança a escrever, após vivência no trabalho de pesquisa, o caminho a que devemos percorrer com oportunas e sólidas informações.