Bem-Vindos ao "BLOG DA SABEDORIA TRIUNFANTE. Aqui iremos postar artigos, reflexões, matérias relacionadas às Lojas de Estudos, livros maçônicos, assuntos diversos e trabalhos. Fiquem à vontade e bons estudos!

robson.rsilva2010@ig.com.br

Pesquisar este blog

LIVROS MAÇÔNICOS


No mês de julho de 2009 foi lançado pela Editora Maçônica “A Trolha”, o livro de minha autoria, intitulado “POMPAS FÚNEBRES e outros Estudos Maçônicos”. O livro, dividido em duas partes, traz inicialmente um profundo estudo sobre as homenagens póstumas devidas àqueles que partiram para o Oriente Eterno. Infelizmente, seja pelo afã do dia-a-dia, por desconhecimento ou falta de preparo, nem sempre nossas Lojas têm prestado as homenagens merecidas e de acordo com o previsto nos seus rituais oficiais. O resultado, muitas vez, é a realização de uma cerimônia pobre, na Capela Funerária ou em torno do túmulo, despida de significados maçônicos, criada por um bem intencionado Irmão ou inventada na última hora, o que, no mínimo, compromete o prestígio e a boa imagem da própria Instituição Maçônica perante a sociedade em geral. O que muitos desconhecem é que quase todos os Ritos praticados no Brasil têm rituais específicos para serem desenvolvidos nessas ocasiões, não havendo, portanto necessidade de que uma Loja que trabalha em um Rito realize uma Sessão Fúnebre com um ritual de outro Rito ou, o que é pior, utilize um “ritual” espúrio. O referido livro, além de enfocar o simbolismo do Ritual de Pompas Fúnebres, traz ainda esclarecimentos de como proceder em cada ocasião, na casa do Irmão extinto, na Necrópole, na Capela Funerária, em torno do túmulo, materiais utilizados, ornamentação do Templo, música, oração fúnebre. A segunda parte do livro aborda temas de interesse geral para Lojas e Maçons, tais como O Mito da Maçonaria que Mata, a Senda Iniciática na Maçonaria, a Tábua de Delinear, Simbolismo das Cores na Maçonaria “Trotes” na Iniciação, a relação entre Evangélicos e Maçons, o Conselho de Família, Animais Simbólicos, Sentido Oculto da Lenda de Hiram, os Locais de Reunião dos Maçons, dentre outros. O livro “POMPAS FÚNEBRES e outros Estudos Maçônicos” já está disponível para aquisição na Editora Maçônica “A Trolha”, por telefone (43) 3337-1982 ou www.atrolha.com.br . Vale a pena conferir.  
    AUTOR: Irm.: Robson rodrigues da Silva
    Membro da Academia Niteroiense Maçônica de Letras, História, Ciências e Artes
 


   AS DOZE VISÕES DA ESCADA MÍSTICA DE JACÓ 

         autor: Irm.: Roosewelt F. Jardim (MIDRAJ.:) - (*)
         Editora Marques Saraiva


     “As doze visões da Escada Mística de Jacó, magistralmente abordadas em doze óticas diferentes, levam-nos a construir uma visão ímpar e particular dessa que é uma das passagens bíblicas mais significativas, iniciaticamente falando. Mais do que isso, nos induz a refletir, hermeneuticamente, a cada degrau galgado, as profundas verdades nela contidas.
     D leitura indispensável, esta obra de cabeceira é uma ferramenta perfeita que muito nos auxiliará na retirada dos véus mayávicos de nossa ignorância, que insistem em encobrir nossas vistas da perfeita visão “Jaacosiana” de nossa escada, em cujo topo encontra-se o almejado Portal de acesso à Morada do Pai". 

    Francisco Feitosa da Fonseca
   Membro da Academia Niteroiense Maçônica de Letras,
                              História, Ciências e Artes    
(*) o Autor é membro da Academia Niteroiense Maçônica de Letras, História, Ciências e Artes.



    COGNIÇÃO E EVOLUÇÃO DOS RITUAIS MAÇÔNICOS
                         Autor: Ubyrajara de Souza Filho (*) 
                         Editora "A Trolha"


     “Trata-se de excelente fonte de informação que, de forma clara e didática – típica do nosso autor – nos transmitem informações que enriquecem em muito o nosso conhecimento, inclusive, sobre certas matérias que não são muito claras e são muito difíceis de ser encontradas.
     O nosso Byrinha nos presenteia com essa farta gama de informações que, para um não pesquisador torna-se difícil ter acesso a elas, e nos conduz pelos caminhos que chegaram os modernos Rituais como hoje os conhecemos. 
     Cognição e Evolução dos Rituais Maçônicos nos transmite, também, importantíssimas informações sobre os meandros da política, da vaidade, da rivalidade, enfim, tudo o que se passou nos nossos primórdios, historicamente comprovado.
     Para o buscador de informações sérias; para o que busca enriquecer seus conhecimentos, dificilmente encontrará em uma única obra tantas informações.
     A todos, indistintamente Maçons e não Maçons, recomendamos a leitura de mais este maravilhoso livro com que nos brinda o autor”.  
Irm.: Sidney Lacé – MI – 33
Vice-Presidente da Academia Maçônica de Letras, Ciências e Artes do Estado do Rio de Janeiro.  
·        O Irm.: Ubyrajara de Souza Filho é Membro da Academia Niteroiense Maçônica de Letras, História, Ciências e Artes.



   VIVENCIANDO A MAÇONARIA
       Autor: Irm. Jorge Vicente (*)
       Editora Marques Saraiva
     Mesmo pertencendo à mesma Escola Literária é natural que determinados grupos de escritores tenha estilos diferentes, entre eles.
     Por falar em estilo diferente, estamos diante de um exemplo interessantíssimo. O estilo utilizado pelo nosso Irmão Jorge Vicente, no seu mais novo trabalho intitulado “Vivenciando a Maçonaria – Crônicas”, deveria fazer escola. Senão vejamos: no meu entender essa Coletânea tem mais de “Tempo de Estudos”, ou “Peças de Arquitetura”, que Crônicas. Quando você, meu amigo leitor, começar a viajar através dos 33 títulos que compõem esse trabalho, passando pela Taça da Amargura, Cadeia de União, O Chanceler, etc., vai deparar com um estilo diferente de abordagem de temas de estudos, aos quais poucas Oficinas dedicam a atenção que eles merecem. Mais ainda, eu ousaria dizer que o estilo de linguagem, composto por um quadro de palavras bem leve e divertido, vai ajudar-nos a aprender e reciclar, ao mesmo tempo, coisas que, no dia-a-dia da Loja, passam ao largo de uma necessária análise, pela sua sinceridade.
     Façam uma instrutiva e divertida viagem pelas deliciosas páginas desse agradável livro de nosso Irmão Jorge Vicente”.  
   Amintas de Araújo Xavier
           Grão-Mestre
 G.:O.:E.: M.: G.: - GOB 
 (*) O autor é Membro da Academia Niteroiense Maçônica de Letras, História, Ciências e Artes.  

  
  

Reflexos da Senda Maçônica

 autor Ir .˙. Robson Rodrigues da Silva
Editora Madras

Reflexos da Senda Maçônica tem por objetivo passar, de forma clara e concisa, alguns estudos do autor a respeito do simbolismo maçônico, sendo que, em alguns casos, sob novos ângulos e perspectivas, pois, afinal, os símbolos falam, mas, principalmente, devem falar à realidade do maçom, ao seu cotidiano, às suas necessidades mais imediatas, bem como às dos profanos.

O autor explica que, embora algumas referências sejam feitas, vez ou outra, a determinados Ritos, a maioria dos temas aqui tratados foi desenvolvida dentro da perspectiva do Rito Escocês Antigo e Aceito, até para que um volume excessivo de informações não tornasse o livro cansativo e extenuante e acabasse fugindo ao seu propósito inicial, que é justamente o de facilitar e tornar o estudo maçônico o mais agradável possível a qualquer pessoa. 


 
O Ideal Ético Em Dezoito 

Virtudes  
 
 Autor: Irm.: Robson Rodrigues da Silva
 Prellus Editores
 Hoje em dia há uma necessidade premente de reaprendermos a viver e amar, sobretudo, ter a coragem de conceber e lutar por um mundo melhor, mais justo e fraterno. Martin Luther King parece não visualizar outra alternativa quando enfaticamente afirma: "Ou aprendemos a viver juntos como irmãos ou pereceremos juntos como loucos". Este livro encerra uma abordagem acerca de algumas das virtudes mais decantadas pela Maçonaria e mais necessárias ao desenvolvimento ético, moral e espiritual do Maçom. De alguma forma essas virtudes exprimem o ideal ético que a Ordem Maçônica propõe. São Elas: a benevolência, a humildade, a paciência, o desapego, a tolerância, a sinceridade, a retidão, a discrição, a beneficência, a lealdade,a pacificidade, a perseverança, a disciplina, a sabedoria, a prudência,a justiça, a temperança e a coragem.


Maçonaria Negra.

Editora Maçônica "A Trolha".

Autor: Willian Dalbio A. Carvalho

http://www.atrolha.com.br/










O RITO MODERNO - a Verdade Revelada

Editora Maçônica " A Trolha"

Autores: Frederico Guilherme Costa e José Castellani


http://www.atrolha.com.br/




CARTILHA DO MESTRE                                     
Editora Maçônica "A Trolha" - autor: Raimundo Rodrigues